Níveis dos reservatórios voltam a subir

Níveis de armazenamento do Norte deve chegar a 95% no final de março.

O Operador Nacional do Sistema – ONS divulgou, na última sexta-feira (15), a revisão semanal do Programa Mensal de Operação – PMO que vem mostrando o aumento contínuo nos níveis dos reservatórios de quase todos os subsistemas.

A exceção ainda se mantém com o Sul do país enquanto o destaque segue com o Norte, podendo esse último atingir 95% de sua capacidade de armazenamento ao final de março.

Previsão de níveis de armazenamento para final de março/2024 (%)

Fonte: ONS

Para o mês em curso, estima-se maiores volumes de precipitações nas regiões Sul e Norte, podendo alcançar 142% e 85% da Média de Longo Termo – MLT, respectivamente. Ainda, nessa semana o submercado sudeste também apresentou uma melhora em relação a semana anterior, passando de 59% para 64% da MLT.


Previsão Mensal de Energia Natural Afluente – ENA para março/2024

Fonte: ONS

Previsão Semanal de Energia Natural Afluente – ENA de 16/03/24 a 22/03/24

Fonte: ONS


 Nessa semana, uma frente fria avança pela região sul trazendo instabilidades para as regiões sul/sudeste e queda de temperatura.

Um bloqueio atmosférico permanece influenciando a precipitação nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e ao trecho baixo do Tocantins, Xingu e Tapajós.

Previsão de precipitação de 16/03/2024 a 22/03/2024

Fonte: ONS

Picture of Autor: Rodrigo Giacomazzi

Autor: Rodrigo Giacomazzi

Tecnólogo em Manutenção Eletromecânica e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente é Coordenador de Comercialização de Energia e Projetos MDL na Grugeen Consultoria.

Rodrigo Giacomazzi

leia também

Novas tarifas já estão vigentes desde a última segunda feira
Reservatórios do Sul atingem 61 2 de sua capacidade de
Preços continuam baixos

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!