ANEEL publica classificação e desempenho das distribuidoras de energia em 2023

Os valores de compensação por interrupções chegaram a 1,080 bilhão em 2023.

No dia 15 de março, data do consumidor, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) revelou o desempenho das distribuidoras no fornecimento de energia elétrica em 2023. A divulgação abrange os números de frequência e duração de interrupções, o ranking das distribuidoras e as compensações pagas aos consumidores por ultrapassarem os limites definidos.

Os indicadores de continuidade e qualidade do serviço melhoraram em 2023, permanecendo abaixo dos limites estabelecidos pela ANEEL. Este progresso é fruto de diversas medidas adotadas pela ANEEL, como novas regras de qualidade nos contratos de concessão, compensações financeiras, incentivos tarifários, planos de resultados para distribuidoras com desempenho insatisfatório, fiscalizações e redução gradual dos limites de interrupção para as concessionárias.

Fonte: ANEEL

O montante das compensações aos consumidores aumentou para R$ 1,080 bilhão em 2023, em comparação com R$ 765 milhões em 2022. Destaca-se que essas compensações são automaticamente descontadas nas faturas de energia, sem necessidade de acionamento por parte do consumidor.

Fonte: ANEEL

A avaliação da ANEEL incluiu todas as concessionárias do país ao longo de 2023. Entre as empresas de grande porte, a Companhia Jaguari de Energia (CPFL SANTA CRUZ, SP) liderou, seguida pela Equatorial Pará Distribuidora de Energia S.A. (EQUATORIAL PA) em segundo lugar e duas distribuidoras empatadas em terceiro: Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN, RN) e Energisa Sul-Sudeste – Distribuidora de Energia S.A. (ESS, SP). A RGE (RS) foi a distribuidora que mais avançou em 2023, subindo 10 posições em relação a 2022.

Fonte: ANEEL

Amazonas Energia, CEA, Equatorial Alagoas, Equatorial Piauí, Energisa Acre, Energisa Rondônia e Roraima Energia foram excepcionalmente excluídas do ranking devido ao período recente sob regime de designação, com flexibilização dos limites dos indicadores.

Fonte: ANEEL divulga os resultados do desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2023 — Agência Nacional de Energia Elétrica (www.gov.br)

Picture of Autor: Rodrigo Giacomazzi

Autor: Rodrigo Giacomazzi

Tecnólogo em Manutenção Eletromecânica e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente é Coordenador de Comercialização de Energia e Projetos MDL na Grugeen Consultoria.

Rodrigo Giacomazzi

leia também

Novas tarifas já estão vigentes desde a última segunda feira
Reservatórios do Sul atingem 61 2 de sua capacidade de
Preços continuam baixos

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!