Aporte referente a setembro/23 será mais alto

Valores serão aportados em 23 de outubro.

No último dia 09, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE divulgou comunicado informando sobre a cobrança de novos valores de Encargos de Serviços de Sistema – ESS a ser contabilizado no próximo Aporte de Garantias Financeiras do Mercado de Curto Prazo – MCP que ocorrerá em 23 de outubro.

Trata-se de ressarcimento financeiro a ser pago à Âmbar Uruguaiana Energia S.A – Âmbar no valor aproximado de R$ 607 milhões referente ao acordo firmado entre a União, o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e Âmbar.

Projeta-se que esse montante represente um impacto de até R$ 13,00/MWh nos encargos referentes a setembro/2023, sendo um aumento de mais de 10 vezes ao valor previsto anteriormente.

Mais informações poderão ser acessadas através do link: https://www.ccee.org.br/-/co-operacionalizacao-do-acordo-entre-ambar-uniao-e-ons-na-contabilizacao-do-mercado-de-curto-prazo-de-set-23.

Picture of Autor: Adriana Salomão

Autor: Adriana Salomão

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade federal de São João del Rei (UFSJ), atualmente é Supervisora de Operações e Relacionamento na Grugeen Consultoria.

Adriana Salomão

leia também

Faturas de energia continuam sem cobrança extra.
Capacidade de armazenamento está acima de 67% em todos os
Projeção é de preços baixos para a semana.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!