Reajustes tarifários da EDP São Paulo, CPFL Piratininga e Enel Goiás são aprovados

Novas tarifas entram em vigor a partir de 22 e 23 de outubro.

Foi aprovado nesta terça-feira (18), pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, os reajustes tarifários das concessionárias de energia EDP São Paulo, CPFL Piratininga e Enel Distribuição Goiás.

Para a EDP São Paulo o efeito médio do reajuste será em torno de 20% para clientes de alta tensão e 2,3% para os consumidores de baixa tensão.

Já para a CPFL Piratininga, o efeito médio sentido pelos consumidores localizados na alta tensão será de 24%, enquanto os demais sentirão um efeito de 9%.

Por sua vez, o efeito médio para os clientes de alta tensão da Enel Goiás será de quase 11% e para os consumidores residenciais de 5,8%.

Os custos de encargos setoriais e o aumento dos índices de inflação foram os fatores que mais influenciaram no cálculo das tarifas. Porém, com o intuito de mitigar esses impactos, a ANEEL utilizou recursos da Conta de Desenvolvimento Econômico – CDE referente a privatização da Eletrobras, além de aplicar créditos da devolução do PIS/COFINS.

Picture of Autor: Adriana Salomão

Autor: Adriana Salomão

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade federal de São João del Rei (UFSJ), atualmente é Supervisora de Operações e Relacionamento na Grugeen Consultoria.

Adriana Salomão

leia também

Níveis de todos os reservatórios estão acima de 72%.
PLD no piso em todos os submercados.
Faturas de energia continuam sem cobrança extra.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!