Schlumberger investe em energia solar com instalação de usina na base de Macaé

Energia, gerada para autoconsumo, corresponde a 10% do total da base e equivale ao plantio de 2.832 árvores.

A fim de ampliar seu leque de ações voltadas para a sustentabilidade, a Schlumberger, maior empresa prestadora de serviços de energia do mundo, instalou, no CIO – Centro Integrado de Operações de sua base em Macaé, uma usina solar com 1026 placas fotovoltaicas de 395 Wp, distribuídas em uma área de 1.972 m² no telhado da unidade.

Com a iniciativa, a Schlumberger vai promover a redução anual de 70.790 kg de CO2 da atmosfera, equivalente ao plantio de 2.832 árvores.

A potência do sistema é de 405,27 kWp, que corresponde a 10% do consumo médio da unidade. Localizada em um ponto muito favorável, em se tratando de radiação solar, a usina Schlumberger Macaé deve gerar aproximadamente 530.000 kWh anuais.

“Procuramos, por meio de diversas iniciativas, reduzir as emissões e o consumo de CO2 em nossas operações. O investimento na usina fotovoltaica na base de Macaé tem este objetivo. Já somos consumidores de energia limpa que compramos no mercado livre, e decidimos fazer o investimento para aproveitar o imenso potencial do sol naquela região e incentivar ainda mais as energias renováveis”, comentou Bruno Alves, diretor-geral da SLB no Brasil.

A geração da usina fotovoltaica em Macaé segue o modelo de autoprodução de energia elétrica, voltada para consumidores de grande porte que estão no ambiente de contratação livre e possuem uma ou mais usinas que geram energia para o próprio negócio.

No projeto desenvolvido pela Grugeen Consultoria, a escolha, neste primeiro momento, foi por uma geração menor, através do sistema GRID Zero, ou seja, sem injeção de energia na rede da concessionária, facilitando a instalação e a gestão.

O investimento em energia renovável reforça o compromisso da Schlumberger com as ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs), em especial o ODs 7 (garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos), que estabelece como meta aumentar a participação de energias renováveis na matriz energética global até 2030.

Além das ações na base de Macaé, a Schlumberger já compra energia limpa no mercado livre para as bases de Taubaté e da OneSubsea, que têm contratados, respectivamente, 687 MWh e 176 MWh.

Outras ações voltadas para a eficiência energética na base de Macaé incluem os postos para carregamento de bicicletas elétricas e a troca de 100% da iluminação por lâmpadas de LED.

“Além de reduzir nossa pegada de carbono com estas ações, procuramos nos posicionar como um agente indutor de boas práticas voltadas para o consumo energético. Nossa empresa quer ser igualmente reconhecida pelos impactos econômicos, ambientais e sociais que gera à sociedade através do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirmou Bruno.

De acordo com Bruno, este é apenas o primeiro passo para a empresa no caminho da autoprodução de energia elétrica renovável e sustentável. A ideia é expandir o sistema solar fotovoltaico atual com a instalação de novos sistemas em outras unidades

A Schlumberger está no Brasil Há 75 anos e é a maior empresa prestadora de serviços de energia do mundo. A companhia emprega aproximadamente 126 mil funcionários de mais de 140 nacionalidades que trabalham em mais de 85 países. Seus escritórios principais estão localizados na cidade de Houston, nos Estados Unidos, em Paris, na França e em Haia, na Holanda.

Picture of Autor: Adriana Salomão

Autor: Adriana Salomão

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade federal de São João del Rei (UFSJ), atualmente é Supervisora de Operações e Relacionamento na Grugeen Consultoria.

Adriana Salomão

leia também

Faturas de energia continuam sem cobrança extra.
Capacidade de armazenamento está acima de 67% em todos os
Projeção é de preços baixos para a semana.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!