Reajuste da Celesc é aprovado pela Aneel

Valores são superiores à 16% para consumidores de alta tensão.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel aprovou nesta terça-feira (16) o reajuste tarifário anual da Celesc Distribuição, válido a partir de 22 de agosto de 2022, que atende aproximadamente 3,2 milhões de unidades consumidores no estado de Santa Catarina.

O reajuste médio aos consumidores foi de 11,32%, com maior impacto para os consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias, mercados e grandes comércios, que terão impacto de 16,81% em seus custos de energia.

Reajuste Tarifário – Celesc 2022

Fonte: Aneel

Segundo análise da agência, os maiores impactos dos aumentos foram os Encargos Setoriais (+8,23%) e o Custo de Aquisição de Energia (+4,13%).

Por outro lado, algumas medidas do governo auxiliaram na mitigação do aumento, como a devolução dos créditos de PIS/COFINS (-8,32%), o Bônus de Itapu (-2,47%), aporte da privatização da Eletrobrás, denominado CDE Modicidade Eletrobrás (-2,41%),  empréstimo da Conta Escassez Hídrica (-1,4%), totalizando -14,6%. Sem os efeitos destas medidas o reajuste poderia ser superior à 25%.

Com este novo reajuste, os Custos de Energia representam cerca de 44% da fatura de energia, enquanto os custos de distribuição apenas 18,9%, excluindo os impostos.

Participação dos itens na Receita Anual – Celesc 2022

Fonte: Aneel

Apesar do aumento das tarifas, os consumidores terão uma redução nas alíquotas de ICMS, de acordo com a Lei Complementar 194/2022, que também indica o não pagamento do imposto estadual sobre encargos, distribuição e transmissão.

Conforme análise da Aneel, os consumidores residenciais poderão perceber inclusive uma redução de aproximadamente 4% nos custos de energia devido a redução de impostos e medidas de mitigação.

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Faturas de energia continuam sem cobrança extra.
Capacidade de armazenamento está acima de 67% em todos os
Projeção é de preços baixos para a semana.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!