Amazonas Energia terá consulta pública sobre revisão extraordinária

Tarifas podem subir mais de 10% para consumidores em alta tensão.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel autorizou abertura de consulta pública (37/2022) para revisão tarifária extraordinária da Amazonas Energia de 03 de agosto à 16 de setembro/2022.

Devido a alteração da legislação tributária determinada pela Lei Complementar 217/2021 sobre o recolhimento do ICMS no estado do Amazonas, a distribuidora solicitou a revisão extraordinária, uma vez que o tributo não estava prevista no cálculo tarifário, que é diferente das demais regiões do país.

Os índices propostos para a revisão serão:

Baixa Tensão (média): + 8,70%

Alta Tensão (média): + 10,80%

Consumidores Residenciais – B1 (Manaus): – 16,94%

Consumidores Residenciais – B1: + 10,75%

Segundo a agência, para os consumidores residenciais  “significará uma redução de -16,94% para os consumidores de Manaus e um acréscimo de +10,75% para os moradores dos demais municípios do estado, os quais eram beneficiados até 2021 com isenção de ICMS nos termos Convênio ICMS nº 178/2021, publicado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em 1º de outubro de 2021”.

Mais informações no site da Aneel.

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Após serem expostas a elementos como água e lama, as
Reservatórios do Sul atingem quase 85% de sua capacidade de
CCEE projeta preços baixos para a semana.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!