Vetos à compensação do ICMS aos estados são derrubados pelo Congresso

Redução de ICMS sobre a energia continua válida.

Na última quinta-feira (14), o Congresso Nacional rejeitou vetos que o presidente Jair Bolsonaro havia realizado quanto à compensação financeira aos estados devido a limitação da alíquota do ICMS que a partir de então, ficará entre os patamares mínimos de 17% a 18% dependendo de cada estado.

Dessa maneira, tanto a compensação financeira a ser realizada através de descontos de parcelas de dívidas refinanciadas pela União quanto por meio de apropriação de parcela referente à Compensação Financeira pela exploração de Recursos Minerais – CFEM permanecem.

A regra vale apenas para aquele estado que não tenha dívida com a Secretaria do Tesouro Nacional – STN ou com garantia da União ou se ainda, não possuir saldo suficiente para compensar integralmente tal perda de arrecadação.

Pontos que determinam o uso desse repasse referente a compensação com a finalidade de manter aplicações mínimas em educação e saúde ainda serão votados.

Picture of Autor: Adriana Salomão

Autor: Adriana Salomão

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade federal de São João del Rei (UFSJ), atualmente é Supervisora de Operações e Relacionamento na Grugeen Consultoria.

Adriana Salomão

leia também

Após serem expostas a elementos como água e lama, as
Reservatórios do Sul atingem quase 85% de sua capacidade de
CCEE projeta preços baixos para a semana.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!