ANEEL aprova reajustes tarifários nos estados do RS, PR e MG

Reajustes chegam a mais de 14% para alta tensão.

Foram aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, na última semana, os reajustes tarifários anuais das concessionárias de energia RGE Sul Distribuidora de Energia S.A – RGE Sul, Companhia Paranaense de Energia – Copel e Cemig Distribuição S.A.

Tanto a inclusão dos aportes na Conta de Desenvolvimento Energético – CDE decorrentes do processo de capitalização da Eletrobras quanto a devolução de créditos tributários recolhidos a mais pelas distribuidoras são fatores que ajudaram a minimizar o impacto desses reajustes no bolso do consumidor.

Mesmo com tais ações, as tarifas dos consumidores de alta tensão localizados no estado do Rio Grande do Sul sofreram um aumento de mais de 14%. Já aqueles localizados no estado do Paraná tiveram um reajuste de mais de 9%, enquanto as faturas dos mineiros ficarão mais caras cerca de 14,31%.

De forma geral, o impacto médio sentido pelos consumidores (baixa e alta tensão) dessas regiões será respectivamente de 10,98%, 4,90% e 14,31%.

Picture of Autor: Adriana Salomão

Autor: Adriana Salomão

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade federal de São João del Rei (UFSJ), atualmente é Supervisora de Operações e Relacionamento na Grugeen Consultoria.

Adriana Salomão

leia também

Níveis de todos os reservatórios estão acima de 72%.
PLD no piso em todos os submercados.
Faturas de energia continuam sem cobrança extra.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!