Cai previsão de carga para 2022

Estimativa de crescimento é reduzida em 1% desde o estudo inicial.

 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, divulgou na última terça-feira (05) a primeira revisão quadrimestral das previsões para o Planejamento Anual da Operação Energética – PLAN 2022-2026.

Considerando tanto as incertezas do mercado externo e interno quanto o crescimento do Produto Interno Bruto – PIB de apenas 0,6% para este ano de 2022, a expectativa de crescimento da carga em relação ao ano passado caiu se considerada a previsão realizada anteriormente.

Era esperado um crescimento de 2,7% da carga, porém nessa nova revisão a estimativa realizada pelo setor elétrico é de apenas 1,7%. Em contrapartida, a previsão de crescimento anual para todo o período de estudo, 2022-2026, se mantém igual (3,4%) se comparado a primeira versão apresentada.

Além de 2022, as projeções de carga dos demais anos de 2023 à 2026 também sofreram redução em relação ao plano inicial, sendo respectivamente de 0,7%, 0,7%, 0,8% e 1,0%.

Picture of Autor: Adriana Salomão

Autor: Adriana Salomão

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade federal de São João del Rei (UFSJ), atualmente é Supervisora de Operações e Relacionamento na Grugeen Consultoria.

Adriana Salomão

leia também

Novas tarifas já estão vigentes desde a última segunda feira
Reservatórios do Sul atingem 61 2 de sua capacidade de
Preços continuam baixos

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!