Aprovadas alterações que impactarão o PLD

Modelo de preços passa a valer a partir de janeiro/2023.

A Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico – CPAMP aprovou no último dia 07/abr aprimoramentos nos modelos de preço que impactarão o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD a partir de janeiro/2023.

As alterações incluem os critérios de aversão ao risco, que serão mais restritivos e adoção da metodologia do PAR(p)-A, aumentando o peso do período mais recente nos modelos.

O objetivo principal da mudança é reduzir o despacho de termelétricas fora da ordem de mérito, trazendo-os para dentro do PLD e consequentemente aumentando o nível médio dos reservatórios de energia.

Os novos parâmetros aprovados ficaram menos restritivos do que os propostos inicialmente, mas trarão impacto de aumento no PLD a partir de janeiro/2023 e redução dos Encargos de Serviço do Sistema -ESS, que é pago por todos os consumidores livres na Liquidação Financeira do Mercado de Curto Prazo.

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Faturas de energia continuam sem cobrança extra.
Capacidade de armazenamento está acima de 67% em todos os
Projeção é de preços baixos para a semana.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!