Programas de Oferta Adicional de Geração e de Redução de Demanda são Suspensos

Operador divulgou suspensão nesta segunda-feira (08).

O Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS divulgou nesta última segunda-feira (8) a suspensão do recebimento de ofertas do Programa de Geração Adicional e Redução Voluntária de Demanda – RVD, devido a melhora nas condições hidroenergéticas do país.

Segundo o ONS, a medida não exclui a possibilidade de retomada das ações em 2022, caso seja identificada necessidade de recursos adicionais, mas a chegada no período úmido dentro do prazo esperado e a participação de diversos agentes garantiram o atendimento da demanda na ponta sem a utilização da reserva operativa.

É importante destacar que estas medidas suspensas são diferentes da Redução Voluntária de Consumo para os consumidores cativos, que ainda poderão participar e receber desconto de R$/MWh 500,00 caso atinjam a meta de redução de 10% de consumo entre setembro e dezembro/21.

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Novas tarifas já estão vigentes desde a última segunda feira
Reservatórios do Sul atingem 61 2 de sua capacidade de
Preços continuam baixos

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!