CEEE/RS tem revisão tarifária aprovada pela ANEEL

Valores passam a valer a partir do próximo dia 22/nov.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel aprovou nesta terça-feira (16/nov) a Revisão Tarifária da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica – CEEE-D que atende cerca de 1,8 milhão de unidades consumidoras em 72 municípios do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre.

As novas tarifas passam a vigorar a partir do próximo dia 22/nov, com impacto médio de 14,62% nos custos de energia dos consumidores do estado.

Revisão Tarifária CEEE-D

Fonte: Aneel

Os consumidores atendidos em baixa tensão foram os mais impactos, com reajuste médio de 15,18%.

Os custos de distribuição (5%) e componentes financeiros (5,71%) foram os que mais contribuíram para os aumentos das tarifas.

Contudo, as medidas de mitigação para modicidade tarifária aplicadas pela Aneel tiveram um efeito negativo de 13,17%, através da redução de 3,39% da compensação de PIS/Cofins e 6,02% pela bandeira escassez hídrica, o que poderia trazer um aumento superior à 25% aos consumidores gaúchos.

Até o momento não foi divulgado os valores detalhados da revisão tarifária. Assim que forem divulgados, os clientes Grugeen terão análise individual de impacto em suas faturas de distribuição.

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Níveis de todos os reservatórios estão acima de 72%.
PLD no piso em todos os submercados.
Faturas de energia continuam sem cobrança extra.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!