ANA aprova plano de contingência para recuperação dos reservatórios

Decisão estabelece volumes máximos de água a serem liberados pelas usinas.

Na última semana, dia 18, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA aprovou plano para recuperação dos reservatórios do Sistema Interligado Nacional – SIN, que determina valores máximos de água a serem liberadores durante o período úmido pelas principais usinas do sistema.

Este plano, que entrega em vigor em 1º de dezembro, visa reduzir os efeitos da crise hídrica de 2021 nas usinas de cabeceira das bacias hidrográficas, aumentando a segurança e garantindo os usos múltiplos da água.

O limite de vazão máxima trás impactos na geração hidrelétrica para o período úmido, que deve ser reduzida, porém aumentando os níveis de armazenamento.

Contudo, a agência indica a possibilidade que, mesmo com o plano de contingência, alguns reservatórios não voltem a normalidade, sendo necessário mais ciclos hidrológicos para recuperação dos níveis de armazenamento médios.

Fonte: Canal Energia

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Capacidade de armazenamento do Norte e Sul chega a 96,1%
PLD no piso em todos os submercados.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!