Biomassa deverá adicionar mais de 1.000 GWh em 2021

Diretrizes aprovadas pelo MME visam mitigar redução de níveis de armazenamento no SIN.

Divulgada no Diário Oficial da união na última sexta-feira (23), a Portaria nº 17 apresenta as diretrizes para contratação de energia térmica a biomassa para atendimento à demanda e mitigação da redução dos níveis de armazenamento devido a crise hídrica, através da contratação via despacho fora da ordem de mérito, que será pago aos geradores via Encargos de Serviço do Sistema por Segurança Energética.

Segundo a Unica, União da Indústria da Cana e do Açúcar, estima-se que em 2021 a geração adicional deve representar pouco mais de 1.000 GWh a mais no sistema, enquanto em 2022 será possível atingir a soma de 3.500 GWh.

Este volume ajudará a replecionar mais 3 pontos percentuais nos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-oeste, além dos 15% que já auxiliar o Sistema Interligado Nacional.

Esta energia deverá vir de usinas que não usam toda a sua potência instalada, ocorrendo um aumento pela biomassa disponível da cana de açúcar juntamente com biomassa auxiliar de cavaco de madeira, que deve elevar a geração entre 5% a 10% nas caldeiras tradicionais.

Fonte: Canal Energia

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Faturas de energia continuam sem cobrança extra.
Capacidade de armazenamento está acima de 67% em todos os
Projeção é de preços baixos para a semana.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!