ANEEL divulga reajuste tarifário de 7 concessionárias de distribuição

Consumidores dos estados da BA, RN, CE, SE, SP, MS e MT terão aumento de até 12,3%.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL divulgou no último dia 22/abr novas tarifas para 7 concessionárias de distribuição, que haviam sido suspensas para análise e definição de medidas para mitigação dos aumentos previstos pelo regulador.

Oito medidas foram tomadas para atenuar os aumentos tarifários, dentre elas incluem os empréstimos da Conta-Covid, repasse de recurso dos programas de P&D e PEE, devolução dos valores de PIS/COFINS, parcela de reperfilamento de tarifas de transmissão, incorporação das receitas, antecipação dos valores arrecadados referentes a ultrapassagem de demanda e excedente de reativos, bem como incorporação do saldo da conta de Itaipu e diferimento da Parcela B.

Segunda a agência estas medidas reduziram o impacto em R$ 18,8 bilhões de reais aos consumidores, que neste primeiro momento já foram incorporados nos reajustes da Coelba (BA), Cosern (RN), Enel CE, Energisa SE, CPFL Paulista (SP), Energisa MT e Energisa MS.

Reajuste tarifário 2021

Fonte: ANEEL

Caso a ANEEL não houvesse aplicado estas medidas o reajuste médio para estas distribuidoras seria de 24%.

Picture of Autor: Rodrigo Giacomazzi

Autor: Rodrigo Giacomazzi

Tecnólogo em Manutenção Eletromecânica e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, atualmente é Coordenador de Comercialização de Energia e Projetos MDL na Grugeen Consultoria.

Rodrigo Giacomazzi

leia também

Níveis de todos os reservatórios estão acima de 72%.
PLD no piso em todos os submercados.
Faturas de energia continuam sem cobrança extra.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!