Reajuste tarifário da Celesc (SC) é aprovado

Empréstimos da Conta-Covid proporcionaram alívio de -7,38% no reajuste.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, aprovou nesta terça-feira (18/08/2020) o reajuste tarifário anual da Celesc Distribuição S.A., que atende cerca de 3 milhões de unidades consumidoras em 264 municípios catarinenses.

O reajuste médio foi de 8,14%, impactado principalmente pelos custos de aquisição de energia compostos, em grande parte pela compra de energia de Itaipu, que é precificada em dólar. Custos de transmissão e encargos setoriais também impactaram positivamente nas tarifas, que segundo a agência, seria 7,38% maior caso não tivesse sido realizado os empréstimos contratados através da Conta-Covid.

Os consumidores de alta-tensão (Grupo A), onde estão enquadradas principalmente indústrias e grandes comércios, tiveram impacto médio de 7,67% em suas tarifas.

Tabela 1 – Reajuste Tarifário

Fonte: Aneel

As tarifas entrarão em vigor no próximo dia 22, e estarão vigentes até 21/08/2021.

Ainda não foram divulgados os valores detalhados. Assim que os dados forem disponibilizados, clientes Grugeen terão análise completa de impacto em seus custos de energia.

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Faturas de energia continuam sem cobrança extra.
Capacidade de armazenamento está acima de 67% em todos os
Projeção é de preços baixos para a semana.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!