Reajuste nas tarifas de transmissão acarretará aumento de custos à consumidores

Devido ao empréstimo da Conta Covid-10, impacto será diluído até 2025.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel divulgou na última terça-feira (14) aumento médio de 26,6% nas tarifas de uso do sistema de transmissão – TUST para o ciclo 2020/21.

Este aumento impacta diretamente os usuários da Rede Básica, que são principalmente as concessionárias de distribuição, grandes geradores e consumidores. O acréscimo nos custos de transmissão se deve principalmente pela entrada em operação de novas linhas, que garantem maior capacidade, melhor qualidade de fornecimento e confiabilidade ao Sistema Interligado Nacional – SIN.

Em relação a grande maioria dos consumidores, que está conectado à rede de distribuição, a agência estima um aumento médio nas próximas revisões tarifárias de 3,92% nos custos de distribuição. Contudo o impacto não será de imediato, uma vez que devido à pandemia do Covid-19 às concessionárias realizaram em conjunto um empréstimo com um pool de bancos e coordenado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

A Conta-Covid, como foi denominado esta operação, será um empréstimo de quase R$ 15 bilhões às distribuidoras de todo o país, que deverá ser quitado até 2025.

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Faturas de energia continuam sem cobrança extra.
Capacidade de armazenamento está acima de 67% em todos os
Projeção é de preços baixos para a semana.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!