Conta-covid: alívio da crise à consumidores e distribuidores

Aneel esclarece decreto publicado pelo Governo federal na segunda-feira (18/05).

A chamada Conta-covid consistirá em um empréstimo que deverá ser obtido junto à um conjunto de bancos públicos e privados, com foco principal a preservar liquidez no setor elétrico e aliviar os impactos da crise nas contas de luz pagas pelos consumidores, neste momento de crise.

Estima-se que o impacto do coronavirús nas tarifas de energia seria de 12%, que já deveriam ser repassadas aos consumidores em 2020. Assim, como objetivo da Conta-covid, estes impactos devem ser repassados nos reajustes anuais a partir de 2021, ao longo do empréstimo, que deve durar 60 meses.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, esclarece que mesmo com o auxílio da Conta-covid, não estão cancelados os reajustes tarifários das concessionárias em 2020 como publicaram diversos portais, mas ocorrerão normalmente apenas com o custo da pandemia diluído.

Mais informações podem ser consultadas no FAQ Aneel.

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Após serem expostas a elementos como água e lama, as
Reservatórios do Sul atingem quase 85% de sua capacidade de
CCEE projeta preços baixos para a semana.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!