Haverá excedente de energia incentivada em 2019/20 afirma CCEE

Demanda de energia reprimida e alteração na legislação foram os principais influenciadores.

A CCEE divulgou boletim na última sexta-feira (05 de abril) que nos anos de 2019 e 2020 deverá haver excedente de energia incentivada no Mercado Livre de Energia devido ao Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE) e publicação da Portaria 514/2018.

Com demanda de energia menor que esperado, as distribuidoras de energia puderam trocar contratos entre mercado regulado e livre através do Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE). Foram liberados nas primeiras rodadas de MVE a partir de fevereiro/2019 contratos de três, cinco e onze meses, num total de 447 MW médios, segundo a CCEE.

A Portaria 514/2018 permitiu que consumidores com demanda igual ou superior a 2,5 MW pudessem contratar energia convencional a partir de julho/2019, e com 2 MW a partir de janeiro/2020. Assim, unidades que antes somente poderiam utilizar energia incentivada, tem a opção da energia convencional, liberando 312 MW médio no mercado.

O cenário é favorável também para o ano de 2020, onde devem ser liberados mais de 435 MW médios de energia incentivada. Isso favorece a migração de novas unidades ao Mercado Livre de Energia, bem como influência na diminuição do ágio (spread) entre a energia convencional e incentivada.

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Novas tarifas já estão vigentes desde a última segunda feira
Reservatórios do Sul atingem 61 2 de sua capacidade de
Preços continuam baixos

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!