Redução na previsão do PIB impacta o consumo de energia

Previsão de carga cai consideravelmente na 2ª revisão quadrimestral.

Na última segunda-feira (30) o ONS divulgou a 2ª Revisão Quadrimestral de Carga, onde apresentou as perspectivas de consumo de energia em todos os subsistemas para 2018 e anos futuros.

Devido a uma queda significativa na projeção do PIB para 2018, de 2,6 % de aumento para apenas 1,6 %,  a projeção de carga do Sistema Interligado Nacional caiu consideravelmente.

No Planejamento Anual, apresentado em janeiro/2018, a previsão era de que a carga de energia tivesse uma variação de 3,7 % em relação ao ano anterior. Entretanto, já na 1ª revisão esta projeção caiu para 3 % e nesta última revisão para 1,6 %.

Segundo o ONS, a reversão brusca das expectativas a partir de maio deste ano após a greve dos caminhoneiros, além da situação fiscal delicada e disputa eleitoral, aumentam o risco-país e são fatores que impactaram nestas projeções.

A projeção de crescimento de consumo de energia de 2019 também foi afetada, saindo de 3,9 % para 3,7 % nesta revisão.

Previsão de carga 2018-2022

Fonte: ONS

 

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Níveis de todos os reservatórios estão acima de 72%.
PLD no piso em todos os submercados.
Faturas de energia continuam sem cobrança extra.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!