Brasil é penúltimo em liberdade de escolha do fornecedor de energia

Ranking da Abraceel mostra o Brasil na 55ª colocação.

Elaborado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia – Abraceel, o Ranking Internacional de Liberdade no Setor Elétrico tem como objetivo comparar a liberdade de escolha de fornecedores de energia pelos consumidores.

Na liderança deste ranking está o Japão, seguindo de Alemanha, Coreia do Sul, França e Reino Unido. Nesta lista, o Brasil ficou na 55ª colocação, ficando apenas a frente da China (56ª).

Consultores e comercializadores defendem a abertura do Mercado Livre, visto que os poucos consumidores que podem escolher seu fornecedor no Brasil conseguem descontos de até 50% em suas contas de energia elétrica.

O presidente da Abracel  afirma que “em 35 países todo o mercado é livre, inclusive o consumidor residencial. Outros países tem um nível de abertura maior”.

A proposta que tramita na Câmara, no projeto de lei 1917, prevê abertura gradual. Entretanto, segundo cronograma, somente em 2026 todo o segmento de alta e média tensão serão livres. Já os consumidores atendidos em baixa tensão, como clientes residenciais ainda não entraram em pauta.

Fonte: Canal Energia

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Reservatórios do Sul atingem quase 85% de sua capacidade de
CCEE projeta preços baixos para a semana.
Níveis de todos os reservatórios estão acima de 72%.

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!