Energia elétrica pode subir mais de 20 %

Segundo estimativas da ANEEL, o reajuste médio nas contas de energia será superior a 10% neste ano de 2018.
Em alguns casos, o aumento será superior a 20 %, como já ocorrido no reajuste da ENEL RJ. Isto se deve a revisão tarifária, processo realizado a cada quatro anos e visa manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Em 2018, são os casos da CEMIG (MG), RGE Sul (RS), RGE (RS), Energisa (MT), entre outras.

As demais concessionárias realizarão os reajustes anuais, que deverão ficar em torno de 10 %.

Segundo executivos do setor, falhas cometidas na gestão do setor elétrico no passado têm causado impacto nas tarifas até hoje. Ainda, a falta de chuvas em 2017 e os subsídios embutidos na conta de luz, que não param de crescer, são outros motivos para os aumentos das tarifas.

Os consumidores cativos serão mais impactados com os reajustes, visto que os consumidores livres podem negociar sua energia elétrica livremente no mercado e apenas pagam as tarifas de distribuição. Em média, os reajustes são 7 % menores para os consumidores livres em relação aos cativos.

Saiba quais são os riscos e desvantagens do Mercado Livre de Energia!

As datas de revisões e reajustes tarifários de todas as concessionárias brasileiras podem ser acessadas no site da ANEEL.

 

Picture of Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

Novas tarifas já estão vigentes desde a última segunda feira
Reservatórios do Sul atingem 61 2 de sua capacidade de
Preços continuam baixos

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!