Tipos de Energia: Convencional e Incentivada

No Mercado Livre de Energia o consumidor pode escolher a fonte de geração para seu consumo, tendo como opção fontes renováveis e com baixas emissões de carbono.

Na hora de contratar energia para sua empresa, no Mercado Livre de Energia o consumidor pode escolher entre fontes que sejam mais baratas (energia convencional) ou de fontes renováveis (energias incentivadas) e de baixo impacto ambiental, podendo até solicitar selos e certificados para cumprir exigências de mercado.

Entretanto deve-se respeitar o enquadramento do consumidor. Os consumidores especiais podem contratar apenas energia incentivada, enquanto os consumidores livres podem comprar energia convencional ou incentivada.

Quer saber se sua empresa pode ser consumidor livre ou especial?

Energia Convencional

São geradas principalmente por usinas termelétricas e grandes usinas hidrelétricas, que no Mercado Livre de Energia podem ser contratadas apenas pelos consumidores Livres.

Energia Incentivada

As fontes mais comuns deste tipo de energia são usinas eólicas, de biomassa, solares e de PCH’s (pequenas centrais hidrelétricas com potência inferior ou igual a 30.000 kW). Geralmente a energia gerada a partir de fontes incentivadas são mais caras, porém o consumidor que adquiri-las tem direito a descontos no uso do sistema de distribuição (TUSD). Os descontos variam de 50 à 100% e dependem do tipo de empreendimento e da data de homologação ou registro do empreendimento junto à Aneel.

Dependendo do padrão de consumo do cliente, a energia mais cara, com maior percentual de desconto, pode ser mais viável economicamente. Assim, deve-se analisar cuidadosamente qual opção é mais vantajosa ao consumidor para escolher entre energia convencional ou incentivada.

Autor: Rafael A. Coelho

Autor: Rafael A. Coelho

COM MAIS DE 7 ANOS DE EXPERIÊNCIA NO SETOR, ENGENHEIRO ELETRICISTA COM MESTRADO PELA FURB EM ELETROMAGNETISMO COMPUTACIONAL E MBA EM NEGÓCIOS DO SETOR ELÉTRICO PELA FGV. ATUA TAMBÉM COMO PROFESSOR DE MERCADO DE ENERGIA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

rafael@grugeen.eng.br

Rafael A. Coelho

leia também

O preço segue no piso em março/24.
Sudeste se manteve estável nessa semana, mas previsão para o

newsletter

Se inscreva e acompanhe notícias e conteúdos sobre o setor elétrico!