Economize até 40% com o Mercado Livre de Energia

O que é o Mercado Livre de Energia?

O ambiente onde a concorrência e poder de negociação trazem grandes resultados.

Conheça o Mercado Livre de Energia e esteja mais seguro para tomar decisões.

No Brasil os consumidores de energia estão acostumados a dependerem integralmente dos preços e tarifas regulados pelo governo, tendo como fornecedores apenas a concessionária a que estão ligados. Porém, o que muitos não sabem, é que há um Ambiente de Contratação Livre (ACL), ou comumente chamado de Mercado Livre de Energia. Neste pode-se escolher livremente seus fornecedores de energia, exercendo seu direito de portabilidade da conta de luz.

O Ambiente de Contratação Regulada (ACR), conhecido como Mercado Cativo, é onde se encontra a grande maioria dos consumidores de energia, principalmente residenciais e comerciais. As tarifas são reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e não podem ser negociadas. Assim o consumidor torna-se refém das tarifas aplicadas pela concessionária de sua região.

MAIS DE 60% DA ENERGIA CONSUMIDA PELAS INDÚSTRIAS DO PAÍS É ADQUIRIDA NO MERCADO LIVRE DE ENERGIA.

Diferentemente do Ambiente de Contratação Regulada (ACR), no  Mercado Livre de Energia a concessionária local continua sendo responsável pela distribuição e disponibilização de energia. Mas a contratação é feita pelo próprio consumidor diretamente com os fornecedores, onde negocia livremente a fonte, preço, quantidade e demais condições.

Mercado Livre de Energia

Ambos ambientes de contratação possuem regras definidas pela Aneel e todos os contratos de energias são contabilizados mensalmente pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Estas entidades tornam o Mercado Livre de Energia um ambiente competitivo, sustentável e seguro.

O Mercado Livre de Energia cresceu mais de 60% em 2016!

Com mais de 10.000 pontos de medição, o Mercado Livre de Energia está atraindo diversos consumidores, pois pode proporcionar até 50% de economia nas despesas mensais com energia, promovendo um aumento significativo na competitividade das empresas e indústrias brasileiras.

MAS AFINAL, QUEM PODE MIGRAR PARA O MERCADO LIVRE DE ENERGIA?

Nem todos os consumidores podem ser livres.

No Mercado Livre de Energia apenas consumidores com fornecimento em alta tensão (grupo A) podem migrar. Estes estão divididos entre consumidores livres e consumidores especiais.

Consumidores livres

Devem possuir demanda contratada superior a 3 MW, que possuam tensão mínima de fornecimento de 2,3 kV (ligações após 08/07/95) ou superior a 69 kV (ligações anteriores a 08/07/95).

Estes consumidores podem contratar energia convencional ou incentivada.

Consumidores especiais

Unidade ou um conjunto de unidades que somadas possuam demanda superior a 500 kW e tensão mínima de fornecimento de 2,3 kV.

Nesta modalidade, consumidores com o mesmo CNPJ ou localizados em área contíguas (sem separação por vias públicas), podem somar suas cargas e atingir o mínimo de demanda exigido para se tornar consumidor especial.

QUER SABER SE SUA EMPRESA PODE MIGRAR?